Palestras

Conheça nossos outros produtos, serviços e palestras sobre outros temas clicando aqui
Veja matéria especial sobre o palestrante no jornal O Atibaiense
Matéria especial sobre o palestrante na TV Vanguarda
Veja aqui matéria no Fantástico sobre o palestrante

Vídeo demonstrativo sobre a palestra de heurística. Assista ao vídeo para conhecer mais sobre o âmbito de atuação e sobre o leque de competências do palestrante. Escolha o tema que melhor atende às suas necessidades e entre em contato conosco.

Conheça também outros palestrantes em http://www.milpalestras.com.br

Ministramos palestras educativas, motivacionais, informativas e formativas sobre numerosos tópicos ligados à Economia, Administração, Educação, Psicologia, Comunicação, Publicidade e Propaganda.

O mais importante diferencial de nosso trabalho é o uso responsável de Dialética, em vez de Retórica. Temos a preocupação de não oferecer apenas um entretenimento agradável e sadio, mas também, e principalmente, oferecer conteúdo, com informações importantes, treinamentos eficientes e técnicas muito úteis para uma grande variedade de ocasiões.

Trata-se de uma proposta inovadora, que chega para preencher uma grave lacuna nesta área, em que os espetáculos performáticos têm atraído e desiludido a muita gente, com discursos vazios, que impressionam no primeiro momento, mas logo se revelam de pouca ou nenhuma utilidade. Em contraste a isso, nossa preocupação é oferecer conhecimento, treinamento e aprimoramento.

Heurística para provas de múltipla escolha

Na sociedade altamente competitiva em que vivemos, precisamos estar sempre ampliando nossos horizontes e reciclando nossos conhecimentos, porque aqueles que estiverem munidos com melhores instrumentos para enfrentar os desafios do dia-a-dia, tanto nos estudos quanto no trabalho, levarão grande vantagem sobre seus concorrentes.

Nossa proposta consiste em oferecer um conjunto de técnicas cognitivas, por meio das quais as pessoas podem explorar melhor suas potencialidades, maximizando o desempenho em todas as atividades intelectuais, rumo à excelência profissional, cultural e social.

Heurística em poucas palavras: Heurística é uma ferramenta pedagógica extremamente versátil e muito poderosa, que provê recursos cognitivos que permitem solucionar problemas diversos, em diferentes níveis de complexidade, além de multiplicar as possibilidades de sucesso em todas as situações nas quais seja preciso tomar decisões difíceis.

A palavra grega heuristike
(heuristiké) significa “arte de descobrir” e remonta ao século IVa.C. A maiêutica socrática é o primeiro exemplo de que temos registro sobre o uso da Heurística na Educação. A eficiência desse método é corroborada não só pela grande quantidade de pupilos de Sócrates que se notabilizaram como grandes filósofos – com especial destaque para Platão –, como também pela revolução provocada pelo pensamento socrático, cuja doutrina representou um separador de águas na Filosofia Ocidental.

A diferença básica entre Epistemologia e Heurística é que a Epistemologia recorre a métodos particulares para solucionar problemas particulares, enquanto a Heurística usa métodos genéricos tanto em problemas genéricos quanto em problemas particulares, resultando em grande economia de tempo. Epistemologia e Heurística são complementares: a primeira provê o conhecimento e a segunda provê as técnicas para o uso otimizado desse conhecimento na resolução de problemas.

Nosso método traduzido em números:

Um aluno que esteja habituado a tirar notas entre 7 e 7,5, geralmente chega no vestibular com conhecimento suficiente para resolver 30 questões e é obrigado a chutar as outras 70, marcando ao todo 44 pontos e sendo aprovado em apenas 1 dos 88 cursos da Fuvest (o curso de música de Ribeirão Preto). Se esse mesmo aluno usasse as técnicas estudadas nessa palestra, ele poderia marcar 63 pontos e seria aprovado em 49 dos 88 cursos da Fuvest, inclusive em vários dos cursos mais concorridos. Claro que os alunos que tiram notas menores que 7 ou maiores que 7,5 também serão muito beneficiados com as técnicas de heurística. Por exemplo: um aluno que chegasse ao vestibular com conhecimento suficiente para acertar 64 perguntas e usasse Heurística nas 36 restantes, marcaria ao todo 81 pontos e seria aprovado em qualquer um dos 88 cursos da Fuvest (dados baseados na Fuvest 2004).

[Foto capturada do vídeo da palestra sobre “Heurística – Estudo comparativo entre brainstorming baseado em procedimentos heurísticos e randômicos”, ministrada na Casa do Psicólogo, no "I Encontro Estadual do GCBrasil", para profissionais que atuam em áreas ligadas à Gestão do Conhecimento. Estiveram presentes alguns expoentes nacionais em Gestão do Conhecimento.]

 
.:: Sigma Society ::.
  Topo
Todos os direitos reservados